.
Um dos marcos da história da Humanidade, a Revolução Francesa foi tema dos três filmes reunidos pela Versátil nesta caixa. São obras-primas do cinema realizadas por grandes diretores, o francês Jean Renoir, o italiano Ettore Scola e o polonês Andrzej Wajda. Fundamental para pesquisadores, professores, estudantes e cinéfilos.
Danton - O Processo da Revolução ( Danton ) 1983 [1]
Direção: Andrzej Wajda
Elenco: Gérard Depardieu, Wojciech Pszoniak, Anne Alvaro, Roland Blanche, Patrice Chéreau, Emmanuelle Debever, Krzysztof Globisz Quatro anos após a Revolução, a situação econômica da França é um desastre. Cada cidadão é um suspeito em potencial. As cabeças rolam com a guilhotina. O povo está com fome e medo. Os mesmos revolucionários, que tinham proclamado a Declaração dos Direitos do Homem, implantam o Reino do Terror. Danton e Robespierre. Enquanto o primeiro tem o apoio do povo, o segundo tem o poder. O embate entre os dois líderes dá inicio a um complexo processo político. Seleção da Mostra Int'l de Cinema de São Paulo.
A Marselhesa - ( La Marseillaise ) 1938 [2]
Direção: Jean Renoir
Elenco: Pierre Renoir, Lise Delamare, Louis Jouvet, Léon Larive, Aimé Clariond, Maurice Escande, Andrex, Paul Dullac, Jenny Hélia, Jean-Louis AllibertBaseando-se em minuciosa pesquisa dos documentos da época, Renoir realizou um filme apaixonante sobre momentos chaves da Revolução Francesa, da queda da Bastilha em 1789 à queda do rei Luis XVI em 1793, passando pela criação e divulgação do hino nacional francês, La Marseillaise. Com humanismo, vivacidade e talento, Renoir nos dá uma lição de como retratar a história no cinema. A Marselhesa merece um lugar entre os melhores filmes sobre a Revolução Francesa, ao lado de Danton, o Processo da Revolução, Casanova e a Revolução, A Inglesa e o Duque, entre outros.
Casanova e A Revolução - ( La Nuit de Varennes ) 1982 [3]
Direção: Ettore Scola
Elenco: Jean-Louis Barrault, Marcello Mastroianni, Hanna Schygulla, Harvey Keitel, Jean-Claude Brialy, Andrea Ferreol, Michel VitoldBelo filme que retrata a Revolução Francesa. Na verdade, retrata os diversos olhares daquele momento em relação à revolução. Numa noite do século XVIII, na pequena cidade de Varennes, a família real foge de carruagem, seguida por outra com um grupo dos mais heterogêneos, onde o diretor Etore Scola mescla personagens reais e fictícios para discutir idéias muitas vezes contraditórias. A Revolução Francesa se iniciou em 1789, momento de grave crise socioeconômica no país e de apogeu das ideias iluministas. Em junho o "terceiro estado" se auto-proclama "Assembléia Constituinte" e lidera o processo revolucionário. O rei, acuado, pede para que seus aliados do clero e da nobreza participem da Assembléia, mas não consegue evitar a ação política liderada pela burguesia, nem a mobilização das camadas populares, percebidas principalmente com a Tomada da Bastilha, com as revoltas camponesas que ficaram conhecidas como o "Grande Medo" e com a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Festival de Cannes - Indicado à Palma de Ouro - Melhor Filme
- Tipo: Novo
- Idioma de áudio: Francês [1, 2, 3] / Italiano [3]
Idioma de legendas: Português / Inglês / Espanhol - Extras: Menu Interativo, Seleção de Cena, [1] Galeria de Imagens, Vida e Obra de Andrej Wajda, [2] Entrevista com Jean Renoir, Vida e Obra de Jean Renoir, Galeria de imagens, [3] Vida e Obra de Ettore Scola, Galeria de Imagens, Final Alternativo