.A morte de Vladimir Herzog, o Vlado, preso pelas forças de repressão da ditadura militar e submetido a torturas até a morte nas dependências do DOI-Codi, órgão de repressão do regime militar em São Paulo, no dia 25 de outubro de 1975, tornou-se um marco na luta pela redemocratização do Brasil. Na época, ele era o diretor de jornalismo da TV Cultura, e foi morto um dia depois de ter sido acusado de subversivo por militar no Partido Comunista Brasileiro, e horas depois de se apresentar no DOI-Codi para depor.
30 Anos sem Vladimir Herzog
O documentário 30 Anos sem Vladimir Herzog conta a história da prisão, tortura e morte de Vlado, mostra um pouco de sua trajetória e também a mobilização da sociedade contra a versão oficial dos militares que alardeavam um falso suicídio. O programa reproduz o telejornal dos tempos do diretor de jornalismo, com a s notícias censuradas na época pela ditadura militar. com apresentação de Fábio Perez, roteiro e reportagens de Cláudia Piche e supervisão de Monica Teixeira.O programa reproduz o telejornal dos tempos do diretor de jornalismo, com a s notícias censuradas na época pela ditadura militar reunindo 12 matérias produzidas para o Jornal da Cultura, mostra o lado pessoal de Herzog como jornalista, contando como tudo aconteceu nas semanas anteriores e no dia em que ele foi morto nas dependências do DOI-Codi.
A Presença de Vlado
A Presença de Vlado, apresentado por Paulo Markun e Rolando Boldrin serão responsáveis pela apresentação e leitura de trechos de textos de Herzog. Participam do musical em homenagem ao jornalista, o o Ballet Stagium, Maria Rita cantando Sobre todas as coisas (Edu Lobo/Chico Buarque); Yamandú Costa, que interpreta Trenzinho caipira (Heitor Villa-Lobos); João Bosco, com O bêbado e o equilibrista (João Bosco) e O mestre sala dos mares (João Bosco/Aldir Blanc); Sérgio Ricardo com Esse mundo é meu (Sergio Ricardo/Ruy Guerra); MPB4 interpretando Partido alto (Chico Buarque) e Pesadelo (Paulo Cesar Pinheiro/Maurício Tapajós); Virgínia Rosa canta Cálice (Chico Buarque/ Gilberto Gil),com a participação na guitarra de Dino Barioni; e o Ballet Stagium, que dança Valsinha (Chico Buarque/Vinicius de Moraes), com a solista Paula Perillo.