Dos 50 anos no movimento estudantil de maio de 68, a Versátil apresenta "Maio de 68 no Cinema", digistack com 3 DVDs que reúne 4 filmes essenciais sobre o tema dirigidos por grandes cineastas como Jean-Luc Godard ("Acossado"), Louis Malle ("Adeus, Meninos") e Chris Marker ("La Jetée"), além de uma hora e meia de vídeos extras. Edição Limitada com 6 cards.
Disco 1:
Tudo Vai Bem - ( Tout Va Bien ) 1972
De Jean-Luc Godard, Jean-Pierre Gorin. Com Yves Montand, Jane Fonda, Vittorio Caprioli
França, 1972. Uma fábrica de produtos alimentícios está em greve e os operários sequestram o patrão. Uma jornalista norte-americana e seu marido, cineasta e ex-integrante da Nouvelle Vague, que agora se dedica a filmes publicitários, são aprisionados junto com o diretor da fábrica. Nesse filme do grupo Dziga Vertov, os personagens recapitulam maio de 68 em relação aos novos tempos políticos e consumistas. Festival de Berlim - Vencedor do Interfilm Award
1968 ( 68 ) 2008
De Patrick Rotman. Com Edouard Balladur, The Beatles, Claude Berri, Daniel Cohn-Bendit.
De Washington a Saigon, de Roma à Cidade do México, de Paris a Londres, uma onda de protestos balança o mundo. Dirigido pelo pesquisador Patrick Rotman ("Uma História do Comunismo"), esse documentário repensa o seminal ano de 1968 a partir de uma perspectiva internacional, baseando-se em farto material de arquivo da Guerra do Vietnã, da Primavera de Praga e dos protestos de Paris e nas Américas. Como personagens, temos Che Guevara, Martin Luther King, Bob Kennedy, Jim Morrison, estudantes, movimentos sociais, entre outros.
Disco 2:
Loucuras de uma Primavera - ( Milou en Mai ) 1990
De Louis Malle. Com Miou-Miou, Michel Piccoli, Michel Duchaussoy
A inquietude das manifestações de maio de 68 não afeta apenas Paris, mas também toda a França. No interior do país, numa região de lindos vinhedos, a mãe de Milou acaba de falecer e três gerações da família se reúnem na propriedade para o funeral da matriarca, mas, como não poderia deixar de ser, essa reunião acaba contagiada pelo turbulento clima político da época. Belíssimo filme da fase final de Malle.
Disco 3:
O Fundo do Ar É Vermelho - ( Le Fond de l'Air Est Rouge ) 1977
De Chris Marker. Com Laurence Cuvillier, Davos Hanich, François Maspero
.
As esperanças e as decepções suscitadas pelos movimentos revolucionários de 1968 no mundo inteiro. Do regime chinês ao cubano, passando pela Primavera de Praga, até os movimentos estudantis e operários franceses. Chris Marker ressalta que não se pode simplificar o que nada tem de simples: as manifestações populares, os movimentos da política, os rumos incertos da História e da sociedade. Seleção do Festival do Rio
- Tipo: Novo
- Formato de tela: Widescreen e Standard
- Idioma de áudio: Francês
- Idioma de legendas: Português
- Extras: Menu Interativo, Seleção de Cenas, Extras em Tudo Vai Bem Loucuras de uma Primavera