.
No teatro: aplausos, vaias, um violão quebrado, guitarras estridentes. No palco: os jovens Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo. As músicas: 'Roda Viva', 'Ponteio', 'Alegria, Alegria', 'Domingo no Parque'. E só um deles sairia vencedor. Isso é Uma Noite em 67, um convite para viver a final do Festival da Record que mudou os rumos da MPB.
Era 21 de outubro de 1967. No Teatro Paramount, centro de São Paulo, acontecia a final do III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record. Diante de uma platéia fervorosa, disposta a aplaudir ou vaiar com igual intensidade, alguns dos artistas hoje considerados de importância fundamental para a MPB se revezavam no palco para competir entre si. As canções se tornariam emblemáticas, mas até aquele momento permaneciam inéditas. Entre os 12 finalistas, Chico Buarque e o MPB 4 vinham com 'Roda Viva'; Caetano Veloso, com 'Alegria, Alegria'; Gilberto Gil e os Mutantes, com 'Domingo no Parque'; Edu Lobo, com 'Ponteio'; Roberto Carlos, com o samba 'Maria, Carnaval e Cinzas'; e Sérgio Ricardo, com ?Beto Bom de Bola?. A briga tinha tudo para ser boa. E foi. Entrou para a história dos festivais, da música popular e da cultura do País.
'É naquele momento que o Tropicalismo explode, a MPB racha, Caetano e Gil se tornam ídolos instantâneos, e se confrontam as diversas correntes musicais e políticas da época', resume o produtor musical, escritor e compositor Nelson Motta. O Festival de 1967 teve o seu ápice naquela noite. Uma noite que se notabilizou não só pelas revoluções artísticas, mas também por alguns dramas bem peculiares, em um período de grandes tensões e expectativas. Foi naquele dia, por exemplo, que Sérgio Ricardo selou seu destino artístico ao quebrar o violão e atirá-lo à plateia depois de ser duramente vaiado pela canção 'Beto Bom de Bola'.
- Diretor: Renato Terra, Ricardo Calil
- Elenco: Chico Buarque, Caetano Veloso, Giberto Gil, Roberto Carlos, Edu Lobo, Sérgio Ricardo, Elis Regina, Nara Leão, Jair Rodrigues, Nana Caymmi
- Ano / País de Origem: 1967/2010 - Brasil
- Idioma de áudio: Português
- Idioma de legendas: Francês / Inglês / Espanhol
- Extras: Menu Interativo, Seleção de Cenas, Outras músicas daquele festival ( "O Cantador" com Elis Regina, "A Estrada e o Violeiro" com Sidney Miller Nara Leão, "Bom dia" com Nana Caymmi, "Gabriela" com MPB-4 , "Samba de Maria" com Jair Rodrigues), Torcedores voltam ao Teatro onde aconteceu o Festival, Causos contados por Chico Buarque, Caetano Veloso, Marília Medalha, Ferreira Gullar, Sérgio Ricardo e johnny Alf, entre outros.